quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vale apresenta Projeto Ramal Ferroviário Sudeste do Pará aos vereadores de Parauapebas.

Aconteceu na tarde de ontem (27) no plenário da Câmara Municipal, uma reunião entre os dirigentes da mineradora Vale e os vereadores de Parauapebas. Nela foi apresentado um um slide do Projeto "Ramal Ferroviário Sudeste do Pará", que prevê a construção de um ramal com 101 km, interligando a área do projeto de  mineração Ferro Carajás S11D, em Canaã dos Carajás, à Estrada de Ferro Carajás, em Parauapebas. A previsão é de que a obra seja executada em 33 meses, com início logo após a liberação da LI – Licença de Implantação – emitida pelo IBAMA.

Preocupados com os impactos que a obra deverá trazer para a região, os vereadores  aproveitaram para cobrar da empresa, todas as compensações possíveis para o município, tais como a capacitação de mão de obra local e a geração de emprego para moradores da cidade, além da implantação de Pólos Universitários, e Centros Culturais e áreas de entretenimento.

O presidente da Casa, Euzébio Rodrigues, ressaltou que a reunião foi importante para que os mesmos fiquem  cientes do real funcionamento do projeto, seus impactos e benefícios para a comunidade.

O diretor do projeto, Renzo Albiere, da Vale, ressaltou que a mineradora, que agora já considerada a maior do mundo, irá colocar em prática 26 programas ambientais e sociais com o objetivo de evitar e ou diminuir alterações no dia a dia das pessoas e do meio ambiente.

A implantação do Ramal Ferroviário Sudeste do Pará prevê ainda, a geração de 3.000 (três) mil empregos com prioridade para pessoas da região.  Uma audiência pública para discutir o assunto com a comunidade já está marcada para  o próximo dia 12 de maio aqui em Parauapebas na Escola Chico Mendes às 18:30 horas.


Fonte: Assessoria de Comunicação CMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto.